Dia dos Mortos

02/11/2019
O Dia dos Mortos é celebrado anualmente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Conhecido como Día de Muertos, esta é uma comemoração típica do México para celebrar a memória de todas as pessoas queridas, sejam familiares ou amigos que já morreram.

Ao contrário do Dia dos Finados que é celebrado no Brasil em 2 de novembro, o Dia dos Mortos é uma divertida e animada festa.

Saiba mais sobre o Dia dos Finados.

Origem do Día de Muertos

O princípio do Dia dos Mortos é de que o esquecimento é o pior que pode acontecer com uma pessoa. Por esta razão, todas as pessoas que já morreram são sempre lembradas com alegria e festa.

Día de Muertos era celebrado muito antes da chegada dos colonizadores europeus. O costume atual, no entanto, consiste no sincretismo entre as crenças cristãs com tradições indígenas.

Originalmente, os indígenas locais dedicavam um mês inteiro (o nono do calendário asteca) aos mortos. Ao se depararem com esse costume, os colonizadores europeus mudaram a celebração para que pudesse coincidir com o Dia dos Finados e o Dia de Todos os Santos do catolicismo.